terça-feira, 14 de dezembro de 2010

INCREDULIDADE NO FUTEBOL

A derrota para o Mazembe trouxe ao Internacional um dos piores sentimentos que o esporte deixa em seus praticantes e apaixonados. A de não alcançar seus sonhos e desejos e vê-los escorrer pelas mãos O  torcedor colorado agora sofre com a eliminação no Mundial de Clubes da FIFA Porém o esporte deixa ensinamentos, o futebol principalmente. E qual foi o exemplo deixado após essa partida?
A incredulidade é uma das armas mais impiedosas na vida e no esporte. Muitas vezes não darmos valor a determinados detalhes e isso faz com o resultado final traga sabores desagradáveis. Vou citar alguns exemplos recentes de como o esporte mostrou essa personagem.

Não indo muito longe, o ano de 2008 fez valer essa máxima. O Flamengo conquistou um ótima vantagem no México, ao bater o América-MEX por 4 x 2. Na mesma semana conquistou o Campeonato Carioca pela segunda vez consecutiva em cima do Botafogo. O clima de euforia tomou conta da torcida, jogadores e comissão técnica. Preleção com direito a samba no hotel, festa, oba-oba. O foco principal, o segundo jogo no Maracanã ficara de lado. Premiação ao treinador, festa da galera, vantagem embaixo do braço. Esqueceram que do outro lado tinha adversário. E a falta de atenção, somado a soberba deu força aos mexicanos que se classificaram com sonoros 3 x 0 em pleno Maracanã cheio.

Vi a mesma petulância por parte dos Gaúchos hoje. Entraram no jogo, com toques mornos, sem envolver o adversário da maneira que deveria. Deixou de impor  autoridade de um campeão sulamericano para estudar o jogo. Parecia que o Colorado aguardava apenas o tempo passar e enfrentar seu homônimo italiano. Mas como diz Muricy Ramalho, "a bola pune" e na base dos contra-ataques o Mazembe matou o jogo. Com frieza e inteligência os africanos do Congo mataram o Inter. A esperteza do Mazembe atraiu o Internacional ao seu maior defeito. O de não ter poder de finalização. O nervosismo, a ansiedade e o "achismo" de que a qualquer hora a gente inverte o placar, derrotou o colorado. Que não foi aguerrido o suficiente, esbarrou na sua incredulidade.

O futebol prega peças inesquecíveis que deixam marcas na história. Hoje o Internacional conheceu uma. Tomara que tenha servido de lição e que essa derrota tenha dado força ao grupo. Torcedor é dar tempo ao tempo e força ao clube.  

Um comentário:

  1. É Rodrigo!
    Realmente “a bola pune”. Mas são coisas como essas que fazem do futebol uma coisa imprevisível e apaixonante. Porque a lógica não existe nesse esporte! O fraco ganha do mais forte, craques relâmpagos que são esquecidos rapidamente, os heróis de uma decisão. Futebol acima de tudo tem que ser movido à paixão. Porque sem isso, o esporte acaba!

    ResponderExcluir