segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

JUSTIÇA SEJA FEITA

Enfim, a CBF reconheceu (tarde demais na minha opinião) os títulos brasileiros de campeonatos disputados antes do " Campeonato Brasileiro" de 1971. Assim craques do passado como Pelé (foto - folhapress) pode ser considerado "Campeão Brasileiro". A noticia saiu nesta segunda-feira(13 de dezembro). Atendendo ao pedido de alguns clubes, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá unificar até o fim deste ano as conquistas da Taça Brasil, Torneio Roberto Gomes Pedrosa e Taça de Prata, transformando-as em títulos nacionais, segundo informações do Jornal Nacional. 

Com isso Palmeiras e Santos passam a ser os maiores detentores de títulos com oito cada.  O Santos, que atualmente conta com dois títulos brasileiros, passará a ter oito conquistas (Taça Brasil de 1961 a 1965 e Roberto Gomes Pedrosa de 1968). O Palmeiras irá dobras os atuais quatro troféus nacionais, já que também venceu torneios em 1960, 1967 (duas conquistas) e 1969. Não são apenas os dois times paulistas, no entanto, que serão beneficiados com a decisão da CBF. Com a decisão, Cruzeiro, Botafogo e Fluminense também passam a contar com um título a mais do que atualmente.
Outra mudança histórica está no primeiro campeão da história do país. O Atlético-MG, que venceu a edição do Campeonato Brasileiro de 1971, perde esse posto para o Bahia, que venceu a Taça Brasil em 1959. O trabalho de unificação dos títulos foi liderado pelo historiador Odir Cunha, ligado à diretoria do Santos. Após resgatar matérias da época, o profissional elaborou um detalhado dossiê. Com isso, ganhou o apoio dos presidentes de Palmeiras, Cruzeiro, Bahia, Botafogo e Fluminense, que se juntaram para pressionar a CBF.
Em novembro, a CBF já havia dado indícios de que poderia acatar o pedido dos clubes. Após encontro com o presidente Ricardo Teixeira, lideranças dos clubes ouviram um parecer otimista do homem que comanda o futebol brasileiro.
Mas ainda faltam outros reconhecimentos por parte da Entidade. O título Nacional de 1987, a tão discutida Copa União, vencida pelo Flamengo deveria ser reconhecida também, em conjunto ao título do Sport. O que importa que tais clubes formadores do Clube dos 13, que rompeu na época da CBF, disputaram a competição sendo decidida por Flamengo x Internacional. A briga toda girou em volta da TV detentora dos direitos de transmissão que apoiou financeiramente que os representantes do Clube dos 13 não fizesse o cruzamento das chaves no final da competição, já que este não era o acordo inicial do torneio. A CBF poderia muito bem aproveitar a sua boa relação com a tal emissora e com os clubes e reconhecer de vez esse título e acabar com qualquer discussão tola que ainda ronda esse campeonato.
Quando todos me perguntavam se eu considerava o Flamengo hexa campeão brasileiro, minha resposta era. " Sim, assim como o Santos e Palmeiras são octas. Não podemos apagar o que fez Pelé, Ademir da Guia, Tostão, Dirceu Lopes..."
Hoje a justiça foi feita, mas ainda falta preencher uma lacuna. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário