sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O FUTEBOL E O CIGARRO

José Mariano - Ag. Estado
A publicação da foto de Ronaldo fumando cigarro na festa promovida por sua empresa, numa homenagem ao cliente Anderson Silva, dono do cinturão no UFC, trouxe à tona a polêmica esportista x vicio.

Cientificamente pode ser prejudicial, para a imagem do atleta também não pega bem, mas, no fundo, quando o profissional se garante não atrapalha em nada.

Desde antes da Copa de 2006, alguns amigos que frequentam à noite no Rio e em São Paulo, já haviam me afirmado que viram o "fenômeno" dando alguns tragos. Essa informação foi consolidada na Copa de 2006. Não só ele, mas Roberto Carlos são adeptos ao fumo. Isso inclusive gerou um certo desconforto no elenco, mas o treinador Parreira nunca se meteu. De acordo com o blog do Perrone, no uol esportes, o goleiro Marcos também dá suas tragadas, longe das objetivas das câmeras. Mas, quando foi noticiado que o pentacampeão fumava, ele automaticamente não gostou e ainda ameaçou delatar jornalistas que gostavam de uma boemia e orgias, além de apontar os homossexuais enrustidos. A verdade é que com essa atitude Marcos "esvaziou" a informação(como tem gente nesse meio com o rabo preso, risos).

Se voltarmos no tempo, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos também fumava cigarros. Gérson, " o canhotinha de ouro" sempre foi fumante e nunca escondeu isso de ninguém.

Agora uma coisa tem que ser levada em conta. Até onde o comportamento de atletas devem virar noticia. Esse tipo de informação por parte do fotógrafo da agência Estado, não vejo com relevância, já que o ex-jogador estava em momento de lazer e em uma festa. Não acredito que alguém vá sair fumando já que o ídolo fuma. Hoje temos acesso a diversas informações de que fumar faz mal a saúde, porém ninguém deixa de fazer comerciais de cigarros. Todavia, a matéria serve de alerta para que atletas sirvam como exemplo.

O uso do cigarro não quebra regras relacionadas ao esporte, em termos de dopping, melhora no desempenho pessoal. Muito pelo contrário, provoca um número de problemas que possam abreviar seu auto desempenho.  

Agora se foto foi tirada da forma com a qual Ronaldo se referiu no twitter, aí houve quebra de privacidade e ética por parte do fotográfo. Subir em muro e flagrar a vida particular do jogador foge completamente o rigor ético e os preceitos de moralidade que a matéria quer levar. Se Ronaldo "está errado em fumar, por ser atleta, ele como repórter fotógrafo está ainda mais errado em burlar a privacidade alheia em prol de uma reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário