terça-feira, 2 de agosto de 2011

ONDE ESTÁ A SURPRESA?

Eu ainda me espanto com comentários de alguns colegas na televisão. Nesta segunda-feira zapeava por alguns canais de esporte e me deparei com a seguinte análise feita após a grande vitória do Vasco sobre o São Paulo.

O apresentador de um programa na ESPN (não me recordo o nome do programa) lê a pergunta do internauta.

-  É surpreendente a colocação do Vasco na tabela?. E o comentarista que também faço questão de não lembrar o nome responde:

- Sem sombra de dúvidas. Há muito tempo o Vasco não faz boa campanha e surpreende pelo modo que vem jogando.

Nesta pequena resposta dá para enxergar diversos pontos positivos e negativos na breve análise. Por isso vou começar a parte sensata dela.

Realmente há muito o Vasco não faz boa campanha em Brasileiros. Se levarmos um conta os campeonatos disputados de 2002 pra cá, o time conseguiu apenas um razoável sexto lugar em 2006. Portanto, há de convir que há tempos o time deve boas atuações em torneios de pontos corridos. Já que estamos nos baseando em história, essa breve resposta dada pelo colega da ESPN mostra a velha máxima que " o brasileiro tem memória curta."

Quem é o atual campeão da Copa do Brasil? Qual equipe brasileira possui no setor de meio-campo jogadores com talento suficiente para resolver uma partida? O Vasco hoje conta com a experiência de Felipe, Juninho Pernambucano, Eduardo Costa, Diego Souza, a juventude de Rômulo, Allan, Bernardo. Um ataque veloz com Éder Luís e a presença de área com Alecsando. Uma defesa sólida, com Dedé e Anderson Martins, que no meu ponto de vista formam a melhor dupla no futebol brasileiro. 

Será que baseado em todas essas informações é surpresa o Vasco está em quinto na tabela? Às vezes falta um pouco de sensatez em certas respostas e o "senso comum do futebol" (localidade, time do coração, não aceitação da atuação de adversários) fazem com que certas análises venham beirar a falta de conhecimento sobre o atual futebol no Brasil

Um comentário:

  1. Concordo, e me arrisco a ir um pouco além. Me surpreende o Vasco estar indo bem pelo fato de ter conquistado a Copa do Brasil. Apesar de estar garantido na Libertadores 2012(o que para muitos significa ate mais que um titulo brasileiro por causa de cotas e etc) vem buscando mostrar que nao está a passeio no campeonato e que vai brigar tambem pelo titulo. Vale salientar tambem que, entre 2006 e 2011, o Vasco passou por reformulaçao estrutural, desde a queda até a Copa do Brasil.

    ResponderExcluir