quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Brasil e Argentina ? Qual foi o resultado?


Eu ainda vou entender o que quer Mano Menezes à frente da Seleção Brasileira. Um amistoso marcado apenas para dar a Brasil e Argentina uma importância que parece perdida depois das fracas atuações na Copa América, onde se esperavam lances geniais de Messi, Neymar, mas o que foi visto foi a incompetência de seus comandantes, que com craques, não fizeram suas seleções jogarem.

O amistoso contra a Argentina cover poderia ser usado para testar jogadores visando Copa e Olimpíadas 2012 em Londres. Mas o treinador preferiu dar chance a um Renato Abreu, de 33 anos, Paulinho e Ralf, preterindo a grande promessa Lucas, que sequer foi usado. Quando atitudes como essa são tomadas vejo o Mano Menezes perdido, sem saber para onde “atirar”. Cercado de críticas e falta de resultados convincentes, pois não conseguiu vencer uma Argentina fragilizada sem Riquelme e Véron e tento como base o time do Velez Sarsfield, o comandante da seleção à beira do campo reflete o que o futebol do Brasil apresenta nos últimos anos. Parece que deixamos de ser Brasil.

Mas quando o foco volta para o campo de jogo enxergamos que nem tudo está perdido. No meio de desorientados tem gente aproveitando as chances. Leandro Damião é o jogador que mais se destaca na mesmice Brasil. O cara que bota a face pra bater, que arrisca que faz gol, dá trombada, lençol sensacional, dá alegria de ver. Se for viajar um pouquinho mais, posso dizer que hoje, na seleção, o cara que representa o povo que luta, sai da várzea pra fazer bonito nos gramados mundo a fora, hoje sem dúvidas se chama Leandro Damião. Esse sim vem aproveitando todas as chances.

Já o “jovem” treinador ainda se mostra perdido, atônito, com medo de arriscar. A tentativa de renovação e resgate do futebol alegre esbarra na ultra dependência de resultados convincentes. Acredito que o prazo para Mano Menezes dar resultado será com atuações convincentes em 2013, na Copa das Confederações. Porque se não será dado “um jeitinho brasileiro” e outro treinador vir assumir o barco, que hoje em 2011, parece estar à deriva. Tomara que Mano encontre a sintonia fina e mande a desconfiança para Argentina.

Um comentário:

  1. Mano tenta por em campo o esquema que ele usava no Corinthians sem sucesso. Chamar Ralf e Paulinho e deixa Willians de fora, como diz o Canhota de Ouro Gerson "é brincadeira". Mesmo que ele nao venha bem nas ultimas partidas e traçando um paralelo com o Renato Abreu com seus 33 anos, por que nao convocar o Renato do Botafogo, que em todo jogo é elogiado? Fora isso tudo, feliz comentario(e atuaçao tambem) do Damiao. Sabe que de todos ate o momento que pelo mano foram testados, é o que está mais degraus atras, mesmo sendo o que melhor está jogando.

    ResponderExcluir