segunda-feira, 18 de março de 2013

Lambanças inusitadas.

A lambança foi na partida entre Bangu 2 x 2 Duque de Caxias, realizado em Moça Bonita, pela primeira rodada da Taça Rio. Nesse jogo um lance polêmico. O jogador do Bangu, Celsinho, estava sendo atendido do lado de fora do campo. Aos 45 minutos do segundo tempo, o goleiro Getúlio Vargas (ex Flamengo e Duque de Caxias) saiu jogando errado. O Ataque do time caxiense aproveitou o erro do goleiro e o atacante Lucas chuta para o gol. O jogador do Bangu volta às quatro linhas, sem autorização do árbitro e salva em cima da linha o que seria o gol do Duque.

Nesse jogo de "sete erros" várias irregularidades foram observadas. Primeiro que o atacante Lucas se aproveita da posição de impedimento e pega a bola que sobra da dividida do jogador do Tricolor da Baixada com o goleiro Getúlio Vargas, do Bangu. Depois, Celsinho retorna sem autorização do árbitro e intercepta a bola evitando gol. Prontamente, o árbitro da partida, o experiente Luiz Antônio Silva Santos, popular " Índio" expulsa o jogador Celsinho por: 
  1. "cometer qualquer outra falta que não tenha sido anteriormente mencionada na Regra 12, pela qual o jogo seja interrompido para advertir ou expulsar a um jogador." 
  2. entrar ou voltar a entrar no campo de jogo sem a permissão do árbitro;" 
  3. "impedir com mão intencionalmente um gol ou malograr uma oportunidade manifesta de um gol (isso não vale para o goleiro dentro de sua própria área penal);"
Até então o árbitro observou bem as regras do jogo. O auxiliar Luiz Fellipe Scofield que papou mosca por não marcar o impedimento do atacante do Duque de Caxias

Porém, como nem tudo é perfeito em nossa arbitragem, o Luiz Antônio da Silva Santos não observou o local correto para a cobrança da infração. 
  1.  Tiro livre indireto a favor da equipe atacante:
    • todos os adversários deverão encontrar-se no mínimo a 9,15m da bola até que esta esteja em jogo, salvo se se encontram colocados sobre sua própria linha de meta entre os postes da meta;
    • a bola estará em jogo no momento em que é chutada e se põe em movimento;
    • um tiro livre indireto concedido na área de meta será lançado desde a parte da linha da área de meta, paralela a linha de meta mais próxima do lugar onde se cometeu a falta.

      VEJA A SEGUIR, NO VÍDEO DE BRUNO TRAVASSO TODA A POLÊMICA




O que mais me chamou a atenção diante de tantos lances polêmicos, nossa arbitragem, mesmo em momentos críticos como esse deve estar atenta a tudo que acontece.

Houve um prejudicado? Comentem aqui, no Blog Papo e Bola toda essa polêmica encontrada no jogo entre Bangu 2 x 2 Duque de Caxias.

Um comentário:

  1. É um lance muito polêmico. O maior prejudicado foi logicamente o Duque de Caxias, mas não pela falha do árbitro e sim pela falha da regra. O assistente errou por não marcar o impedimento. Enfim, a jogada prossegue... Pelo fato do jogador ter entrado em campo sem a sua permissão o árbitro aplicou o cartão AMARELO e como ele já tinha sido punido, levou o segundo e consequentemente o vermelho. O fato de ter tirado o gol fica em segundo plano e é aí que a regra é falha. A punição tinha que ser mais severa. Em todo caso, acho que o tribunal deveria punir o jogador por isso.

    ResponderExcluir