sexta-feira, 5 de agosto de 2011

EU TENHO A FORÇA

POR FABRÍCIO SANTOS


Na derrota do Botafogo diante do Figueirense, na ´quarta-feira (dia 03),   o meia Maicosuel do Glorioso foi expulso por chamar o árbitro de fraco. O juiz Wagner Reway relatou na súmula que expulsou o atleta por ter deferido ofensas do tipo “você é fraco”.  O “Mago” realmente fala ao árbitro que ele é fraco. Mas o espanto que ocorre é justamente esse. Qual o problema em questionar a capacidade do juiz? Veja abaixo no vídeo






Maicosuel não ofendeu a mãe de Wagner, não o mandou para nenhum lugar desagradável, tampouco questionou sua escolha sexual, apenas o chamou de que? De fraco. Fica caracterizada a dificuldade que inúmeros jogadores vêm reclamando a algum tempo de não poderem falar nada com os árbitros, sendo sempre ameaçados de que se continuarem insistindo serão advertidos e/ou expulsos.

Ninguém é inocente a ponto de achar jogador de futebol um santo, mas também é verdade que há uma blindagem excessiva com a turma do apito. A autoridade de três pessoas sobre vinte e duas requer também uma maturidade e humildade para acatar a simples manifestação de quem está resignado com as marcações de árbitros e bandeirinhas. Chamá-lo de fraco não caracteriza ofensa nem afronta, mas sim a opinião de um jogador que esta descontente com a arbitragem, da mesma forma quando um árbitro ou bandeira ao ver um jogador praticando uma infração o pune, marcando falta,  advertindo com cartão amarelo ou o retirando do jogo com o vermelho.

Sobre a qualidade do árbitro, Wagner Reway está no quadro da CBF desde 2009 e a maioria dos jogos em que atuou foi na série B. Respeitos à parte, nada mais justo do que para os melhores jogos, os melhores árbitros e, o que foi visto no jogo em questão, foi uma série de erros, incluindo um pênalti que, na visão mais otimista é considerado questionável. Partindo da primazia de que errar é humano e que o juiz não agiu de má fé,  fica claro  que o camisa sete do Fogão foi expulso porque Wagner não aceitou ter sua capacidade colocada em xeque por um jogador .

Nenhum comentário:

Postar um comentário