terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Quissamã x Goytacaz

Minha opinião é clara e direta. O que foi conquistado no campo, na bola é para ser respeitado. 

Porém, o maior responsável por esse furdúncio todo é um orgão que a cada ano que passa atesta sua incompetência. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) é quem dita as regras e organiza o torneio. Se algum filiado não cumpriu com o que foi acordado, que seja notificado pra depois ser punido caso não seja efetuado o que foi acordado. Em vez de atuar como uma "entidade máxima" do futebol carioca, tal Federação adotou o omissão, o silêncio no caso. E largou para Quissamã x Goytacaz se matarem no tapetão pra decidir quem joga o Cariocão 2013. 

De fato o Quissamã conquistou no campo e deve enfrentar o Flamengo na primeira rodada. Foi o Quissamã o campeão do melhor campeonato estadual de todas as divisões dos últimos 5 anos. O Quissamã representa mais que um time vencedor. Representa uma cidade em expansão, um povo pacato e apaixonado pelo futebol representado em grande estilo pelo seu time. O presidente Diones Silva fez um trabalho exemplar, dando ao time as condições de ser de fato o Campeão. E Diones Silva terá enormes dificuldades pra manter o time na série A porque o planejamento foi todo destruído com essa confusão.

Eu, por duas vezes estive em Quissamã para trabalhar nos jogos do time da casa. Em 12 de maio, num Quissamã 4 x 1 Goytacaz - e depois em 2 de Junho no Quissamã 3 x 0 Audax Rio. E vi uma torcida empolgada, uma cidade e diretoria receptiva ao trabalho que executamos no Carneirão (na época estava no site FUTRIO hoje apenas colaboro com o trabalho do veículo).

O Goytacaz também foi guerreiro nesse campeonato dentro de campo. Mário Marques fez uma torcida gigante ficar ainda mais fanática pelo Goyta e chegou muito perto do acesso. O trabalho do treinador foi de tirar o chapéu. Era um time aguerrido que fez renascer a esperança no coração de sua apaixonada torcida. 

Agora interesses extra campo dar lugar ao que foi decidido no campo? Manchar ainda mais a história do futebol do Rio com mais esse fato me entristece muito com o esporte que tenho tanto amor e tesão pra trabalhar com ele. 

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) geralmente acata o que é decidido pelo tribunal local. Mas espero que sejam sensatos e dê aval ao que foi decidido em campo, na bola e na moral. 

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto Rodrigo. Esse "interesses extra campo", fazem da Federação do Rio, o PIOR do Brasil. AMo o futebol do Rio, mais o que 'estraga' é essa federação. Espero que o STJD faça justiça ao Quissamã Futebol Clube e que se repita o placar do dia 12 de Maio de 2012. Que o Quissamã conquiste mais essa vitória de GOLEADA! Abraços!

    ResponderExcluir