segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

HUMILDADE DEMAIS

A humildade apresentada nas contratações para 2010 deve se repetir para 2011. E isso é assustador. Há muitos anos o Vasco sofre com a falta de títulos de grande importância. O futebol do clube ainda paga a conta do descenso a Série B. O título da divisão trouxe ao torcedor um sabor de alívio e dever cumprido. Porém o Vasco não é só isso. O clube tem que ir mais longe, tem que sonhar alto.
A Diretoria montada por Roberto Dinamite e seus aliados chegou ao clube para alinhar a dívida ativa e fazer do Vasco um clube vencedor. O clube conseguiu um ótimo contrato junto a uma estatal mas, ainda amarga uma monstruosa dívida

- Existe uma dívida de mais de R$ 300 milhões e estamos pagando a conta. É uma luta diária, vender a janta para pagar o almoço - disse o vice de finanças, Nelson Rocha, à Rádio Brasil.

Redesenhou seus caminhos de vitória e manteve o s pés no chão. Mas, essa humildade pode gerar riscos para 2011. E como me baseio para dizer isso.

O ano de 2010 foi insípido e inodoro. O Campeonato Carioca foi frustrante. O time mostrou algumas dificuldades contra os pequenos e não teve segurança suficiente nos momentos de decisão contra os grandes. Na Copa do Brasil, com o elenco limitado que possuia, caiu diante do Vitória-BA. Talvez, o jogo da eliminação no Rio tenha sido um dos melhores em termos de conjunto no ano.

No Campeonato Brasileiro um início ameaçador onde rondou por diversas vezes na zona do rebaixamento. A parada para Copa serviu para contratar um novo técnico, emprestar alguns jogadores e reforçar o elenco com alguns nomes. Dois deles deram certo. Zé Roberto e principalmente Éder Luís deram um novo charme ao setor de ataque. Felipe mostrou-se fora de forma física e técnica, mas em algumas partidas teve seu diferencial. O clube praticamente não contou com Carlos Alberto que andou mais no departamento médico do que no campo. Encontrou na defesa a segurança de Fernando Prass e a grata revelação,Dedé. Mesmo assim, ainda é muito pouco. O time evitou várias derrotas, porém empatou em demasia. Fez, na minha opinião, um campeonato de regular à ruim.

O Vasco tem pensar grande. A torcida tem que ir São Januário com sorriso no rosto. Transformar o histórico estádio num verdadeiro caldeirão. Levar medo aos adversários através do incentivo ao time, inflamar os jogadores. O Vasco tem que brigar por títulos, esquecer esse passado medonho e cair dentro, ser enfático, superlativo, incisivo. A humildade só é boa quando não usamos como arma e sim como adjetivo. A arma do grande time é vencer, jogar para frente, perder de cabeça erguida. Vejo o Vasco hoje ainda muito cbisbaixo, a torcida passiva.

O ano de 2011 ainda é uma incógnita e assusta. Pela pouca busca de reforços, nomes que até agora, não mostraram grande relevância no futebol. Essa humildade remete a mediocridade. Não é igual a humildade do "vencemos porque somos unidos". Essa parece  humildade de olhar internamente e perguntar: " O Sr. tem um trocado aí". Cadê a força do Marketing de 2009? Será que o torcedor do Vasco deixou de acreditar? Ele sempre foi fiel ao clube. Sempre esteve ao lado quando precisou. Mais perante a essa benevolência dos seus dirigentes, parece estar inerte, sem acreditar em dias melhores. Falta cobrança!


Nenhum comentário:

Postar um comentário