segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A DESPEDIDA

A saída de Ronaldo dos campos de futebol foi como se houvesse um vazio a ser preenchido no esporte. Ele se despede deixando na memória dos torcedores, jogadas desconcertantes, gols inesquecíveis, uma garra e superação inquestionável.

Li hoje no facebook, alguns comentários dignos de análise. " Até ontem todo mundo chamava o Ronaldo de gordo comedor de traveco. Hoje todos levantam o falso-moralismo pra xingar quem faz piada."

Não vejo por aí. Com a confirmação do encerramento da carreira de um dos maiores vencedores do esporte e da vida, damos espaço as coisas boas que fizeram Ronaldo elevar o nome do Brasil e do futebol num cenáio mundial. Às vezes, damos muito espaço para a vida particular de nossos ídolos. Porém, por serem ídolos se tornam pessoas públicas. a vida particular se mistura com a profissional. E daí surgem as chacotas, piadas de mau gosto, que muito de nós embarcamos. Mas o momento não é esse.

A hora agora é de celebrarmos o que Ronaldo fez. E foi emocionante. Várias cirurgias, vários gols, o melhor do mundo por três vezes, o maior artilheiro em Copas. O apelido de fenômeno lhe caiu muito bem.

Acredito que o momento de deixar o futebol foi oportuno, tinha até passado um pouco da hora, tendo em vista o excesso de peso causado pelo hipotiroidismo. O corpo, combalido, não acompanhava. Agora ele vai curtir a vida sem a responsabilidade de treinos, concentração e gols. Espero que saiba fazer isso, assim como soube jogar bola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário